Saiba quais são as principais infrações de trânsito cometidas no dia a dia e como evitá-las

Em todo Brasil tem aumentado o número de multas no trânsito devido desrespeito de normas, falta de observação das regras e leis do Código Brasileiro de Trânsito, bem como distrações simples que, se não causam acidentes resultam em prejuízo no bolso.

Muito, muito difícil você conhecer uma pessoa que dirige algum tipo de veículo automotor e ainda não tomou pelo menos uma multa. O corre dia, distração ao volante, falta de documentação em conformidade com leis vigentes ou desrespeito às normas do trânsito são as situações que sempre acabam em multas, quando isso tudo é flagrado por câmeras ou autoridades.

As principais infrações cometidas por motoristas incluem excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho, dirigir sob influência de álcool ou drogas, não usar cinto de segurança, usar o celular enquanto dirige, e estacionar em locais proibidos.

Outras, com menor intensidade, mas que também resultam em punições administrativas são dirigir sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), transportar crianças em motocicletas em desacordo com as normas, não respeitar a sinalização, dirigir veículos em mau estado de conservação ou com falta de documentação, disputar corrida na via pública, desobedecer a ordens de autoridades de trânsito, entre outras.

Essas infrações não apenas resultam em multas e pontos na carteira, mas também contribuem significativamente para acidentes e mortes no trânsito.

Ao cometer essas infrações, os motoristas estão sujeitos às multas classificadas em quatro categorias: leves, médias, graves e gravíssimas. Cada uma com valores e pontuações diferentes.

Para evitar multas de trânsito, a dica mais importante é respeitar as leis de trânsito e a sinalização, incluindo limites de velocidade, sinais luminosos e placas. Além disso, evite distrações como o uso do celular ao volante e dirija com atenção redobrada, especialmente em áreas com grande movimentação de pedestres e ciclistas.

E também observe essas recomendações:

Use o cinto de segurança e certifique-se de que todos os ocupantes do veículo estejam usando.
Tenha sempre em mãos a carteira de habilitação (CNH) e o documento do veículo (CRLV).
Não estacione em locais proibidos.
Mantenha o veículo sempre em boas condições.
Não dirija sob efeito de álcool ou drogas.

E não se esqueça: mantenha a documentação em dia:

Para isso, conte com nosso time de especialistas para tirar todos os tipos de dúvidas, bem como apresentar as melhores situações para seus problemas com documentação veicular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *