Você tem CNH de carro e quer mudar para moto também, ou tem de carro e quer alterar para profissional ou ainda, precisa de uma que permita dirigir cargas perigosas.
Não é difícil, mas a mudança passa por um processo de aulas teóricas e práticas, além de um repensar em dirigir ou pilotar veículos diferentes do que está acostumado.
No Brasil, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é dividida em cinco categorias principais: A, B, C, D e E. Além disso, existe a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), que permite dirigir ciclomotores. Cada categoria permite a condução de diferentes tipos de veículos, com base no peso, número de passageiros e tipo de veículo, da seguinte forma:
ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor): Permite dirigir ciclomotores (bicicletas motorizadas e cinquentinhas).
Categoria A: Motocicletas, motonetas e triciclos.
Categoria B: Veículos de passeio, picapes e vans com até 3.500 kg de peso bruto total e lotação máxima de 8 lugares, além do motorista.
Categoria C: Veículos utilizados no transporte de carga com peso bruto total superior a 3.500 kg.
Categoria D: Veículos utilizados no transporte de passageiros com mais de 8 lugares, além do motorista.
Categoria E: Combinações de veículos, onde a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e esteja acoplada a um reboque ou semi-reboque com peso bruto total superior a 6.000 kg, ou cuja lotação exceda a 8 passageiros.
No país, você pode ter uma autorização específica para dirigir um tipo de veículo ou uma para associar tipos diferentes de veículos. Assim, se deseja alterar a categoria para incluir outra, precisa seguir alguns passos, que incluem agendamento, pagamentos de taxas, exames e aulas práticas.
Você deve, antes de tudo, verificar a validade da CNH e que você atende aos requisitos para a categoria desejada (idade, tempo de habilitação na categoria anterior, etc.).
Em seguida, passar por exames médico e psicotécnico (este último, dependendo da categoria e da atividade remunerada exercida), realizar aulas práticas necessárias para a nova categoria em um CFC, fazer exames teórico e prático correspondente à categoria pretendida.
Em alguns casos, houve flexibilização nas regras para mudança de categoria, como a permissão para condutores de categoria D e E solicitarem a alteração, mesmo tendo cometido uma infração gravíssima nos últimos 12 meses.
Observação: O processo e os requisitos podem variar ligeiramente dependendo do estado onde você mora.
Com a aprovação nos exames e aulas, você poderá solicitar a emissão da nova CNH com a categoria alterada.
Lembre-se, sempre que alterar sua CNH, abre-se uma possibilidade de outra condução de veículo, o que muda diretamente sua visão de trânsito. Assim, prudência e respeito às normas devem continuar a ser importantes para que dirija com atenção redobrada.
E se precisar de qualquer orientação em relação a documentação veicular, você já sabe que aqui, nosso time é de especialistas.