Comprar veículos em leilão é bom negócio? Depende! Leia o texto e fique por dentro do assunto.

Ao comprar um carro, moto, caminhão, ônibus ou qualquer veículo que necessite de documentos pode ser um bom negócio, desde que você observe detalhes e, o que de fato, quer fazer com o bem adquirido.

Se é para uso pessoal e apenas deslocamento, você pode fazer bons negócios e até economizar dinheiro, mas se deseja fazer negócios, nem sempre vender é uma tarefa fácil e, o que pensou que daria lucro, de fato, pode lhe deixar com um problema na mão.

Olhe abaixo alguns cuidados essenciais que precisa ter.

Antes de arrematar, verifique o edital, o histórico do veículo, o estado físico e, se possível, o histórico de sinistros. A desvalorização em revenda é um ponto importante a considerar, assim como a possibilidade de problemas mecânicos não aparentes. Carros de enchente são verdadeiras bombas. Desses, você deve fugir.

Olho atento nos editais que os sites de leilão disponibilizam. O edital contém todas as regras do leilão, informações sobre o veículo (estado, restrições, etc.), taxas e prazos.

Não deixe de consultar a documentação, como o Renavam, os Detrans e outros órgãos facilitam essas verificações, porém, o correto é procurar um especialista em documentação, ou seja, nós. Em nossa verificação, averiguamos se o veículo tem pendências legais, restrições ou histórico de sinistros.

Evite compras pela internet, faça uma visita ao pátio do leilão para inspecionar o veículo desejado pessoalmente, prestando atenção em sinais de ferrugem, estado da pintura, pneus, lataria, marcas de água dentro dele e outros detalhes.

Para uma avaliação mais detalhada, contrate um mecânico ou especialista para realizar um laudo.

Veículos de leilão geralmente são vendidos por preços abaixo do valor de mercado, mas também podem se desvalorizar mais na revenda.

Pesquise a reputação do leiloeiro e priorize leiloeiros e sites renomados e regularizados.

Além do valor do lance, existem taxas administrativas, comissão do leiloeiro e outros custos que devem ser considerados na compra, e, às vezes, não olhar isso pode deixar o ‘barato’ caríssimo.

Muitos veículos de leilão são vendidos “no estado”, sem garantia de que estejam em boas condições, o que pode implicar em gastos extras com reparos.

O mais importante para você saber é que a informação de que o veículo passou por leilão pode dificultar a venda e reduzir o valor drasticamente de mercado, além do fato de que algumas seguradoras podem recusar a contratação de seguro para veículos de leilão.

Essencial nisso tudo, porém, é estar atento a golpes, desconfie de ofertas muito abaixo do valor, pesquise a reputação do leiloeiro antes de fechar negócio.

Ao seguir essas dicas e ter atenção aos detalhes, você poderá tomar uma decisão mais consciente e segura ao comprar um carro em leilão e, óbvio, conte com a gente para toda análise e atualização da documentação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *