Só para começar, seu carro pode ser retido em blitz de trânsito por agentes de segurança, além de outras dores de cabeça que sairão bem caro para você regularizar. Leia esse post e fique por dentro desse assunto!
Com esse imposto, as autoridades públicas financiam campanhas educativas para redução de acidentes nas vias públicas, melhoram sinalizações, asfalto e mantém funcionários públicos cuidando da manutenção e mobilidade viária. Assim, o melhor é pagar, até porque é obrigatório por lei.
Quando você não paga o tributo, esse ato gera uma Dívida Ativa e, em 30 dias no máximo, o CPF do dono do automóvel é inscrito na base de dados do governo, o que deixa o nome negativado. Isso é conhecido também como “nome sujo” na praça. Dessa forma, a pessoa fica impedida de:
- Receber aposentadoria;
- Tirar o passaporte;
- Abrir ou movimentar conta bancária;
- Solicitar empréstimo;
- Participar de concursos;
- Tomar posse em cargo público;
- Receber prêmio de loteria;
- Comprar, financiar ou vender um imóvel.
O estado brasileiro emissor do IPVA ainda protesta a dívida em cartório ou a executa judicialmente. Além disso, você fica impossibilitado de vender o automóvel.
Ah, só para constar, a partir do momento em que o débito entra na Dívida Ativa, os estados aplicam multa em cima do valor do IPVA. No caso de São Paulo, é 40% do valor do imposto.
Voltando à questão das blitz, o carro pode ser retido porque sem o pagamento, não é possível fazer o licenciamento e, sem ele, o automóvel passa a circular irregularmente em todo o Brasil.
Lembrando que, caso o veículo vá para o pátio, só sai após pagamento de todos os débitos de documentos, além de pagamento das taxas de estadia do veículo, de liberação e rebocamento do veículo.
Ressaltando também que trafegar com o veículo sem licenciamento emitido é infração gravíssima, com multa de R$293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Dessa forma, o melhor é quitar em tempo o IPVA.
Aqui, no Especialistas Despachantes, nossa equipe está sempre de prontidão para informar o melhor procedimento na quitação deste débito, bem como parcelar este e demais serviços voltados a documentação veicular e CNH.
Economize tempo, dinheiro e desfrute de seu patrimônio sem dor de cabeça e com tudo em ordem.
Entre em contato agora mesmo com a gente pelos nossos canais de comunicação disponíveis em nosso site. Fale conosco através do WhatsApp