Se você é quem toma conta dos veículos de sua empresa ou ajuda na gestão da frota, é bom ficar de olho em algumas situações para não ter problemas com os veículos, seja na questão da manutenção geral ou em relação aos documentos, visto que em todo Brasil, blitz de trânsito tem acontecido com frequência.
Ainda tem, neste contexto, administração de custos, do relacionamento com motoristas e atualização de documentos ou permissões especiais, quando é o caso, entre outros assuntos.
Antes, é bom definirmos o que são frotas de veículos e suas especificidades.
Elas podem ser comerciais (mistas), atendendo empresas nacionais ou multinacionais, órgãos públicos, Ongs, etc, no transporte de pessoas ou objetos/documentos, e são formadas por diferentes veículos para necessidades específicas. Assim, a frota pode ser composta por veículos, motos, caminhões ou ônibus, entre outros.
Também existe uma frota específica para entregas, destinando-se apenas para levar produtos, encomendas ou documentos de uma empresa até o cliente. Neste caso, ela funciona apenas para operações de transporte de cargas e mercadorias.
Já a frota empresarial é voltada especificamente para o transporte de pessoas da empresa, que possui, por exemplo, unidades em outras localidades. Também é opção para viagens e visita a clientes.
Os tipos de frota também podem ser classificados como própria, alugada ou terceirizada.
Assim, seja qual for o contexto que sua gestão esteja inserida, é importante estar atento aos detalhes, como alguns que passamos abaixo:
Manutenção preventiva
- Revisar periodicamente os veículos;
- Verificar pneus, freios e sistemas elétricos;
- Trocar óleo e filtros regularmente;
- Olhar e ouvidos atentos no motor;
- Inspecionar a correia dentada;
- Rodar os pneus, balancear e alinhar as rodas.
Monitoramento de consumo
Analisar o consumo de combustível, identificando padrões de condução que desperdiçam combustível, podem fazer uma grande diferença no fim do mês, com economia de recursos financeiros. Aqui vale também uma menção: estabelecer bom relacionamento com postos de combustíveis é boa ideia, porque garante qualidade e preços melhores.
Regras de uso
- Determinar quem pode usar os veículos e em quais circunstâncias;
- Estabelecer responsabilidades claras para os motoristas;
- Proibir modificações não autorizadas nos veículos;
- Definir protocolos de manutenção preventiva, abastecimento e pedágios.
Documentação veicular
- Verificar Licenciamento e IPVA;
- Consultar mensalmente se há multas;
- Licenças, em casos especiais;
- Documentação de compra e venda;
- Cuidados com as placas dos veículos.
Bom lembrar que, no que se trata de documentos dos veículos, aqui disponibilizamos uma equipe de especialistas prontos para atender sua empresa com toda atenção que você precisa e merece.
Nosso time está preparado para esclarecer suas dúvidas e resolver todos seus problemas de documentação veicular. Ligue agora mesmo e comprove!