Vamos começar dizendo que a pontuação de sua CNH tem relação direta com as infrações de trânsito que você comete ou, ainda, relativa à placa do veículo que está no nome do proprietário (a). Assim, quanto mais pontos vão sendo somados, mais as chances aumentam de ter sua CNH suspensa.
Começamos ressaltando que mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) aconteceram em abril de 2021 e seguem em vigor.
As infrações variam de 3 a 7 pontos, dependendo da gravidade, sendo que o sistema de pontuação da CNH foi definido pela Lei n.º 9.503/1997, no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Atualmente existem 4 níveis de infrações de trânsito:
- Leve – infrações menos graves – 3 pontos na CNH;
- Média – infrações um pouco mais graves – 4 pontos na CNH;
- Grave – infrações mais sérias – 5 pontos na CNH;
- Gravíssima – são as infrações mais sérias – 7 pontos na CNH.
Para as CNHs convencionais, que não são profissionais, você tem a Carteira de Habilitação suspensa se tiver 20 acumulados em 12 meses.
Em caso de pontuação antes do máximo, para zerar os pontos na CNH, é necessário aguardar 12 a partir da data de emissão da multa.
Limites de pontos:
- 20 pontos: suspensão da CNH por 6 a 12 meses;
- 30 pontos: suspensão da CNH por 8 a 18 meses;
- Acima de 40 pontos: suspensão da CNH por 12 a 24 meses.
Nesses casos, é necessário passar por um curso de reciclagem para recuperar o direito de dirigir. Ele serve para reforçar as boas práticas de direção e conscientizar o motorista sobre a importância de seguir as regras do trânsito.
Ah, os motoristas profissionais têm classificação diferente na CNH e podem somar até 40 pontos, o dobro dos motoristas convencionais, mas isso é assunto para outro dia, ok?.
Lembre-se: o certo é obedecer às normas de trânsito e andar dentro da lei para evitar transtornos.
E se você está com problemas na sua CNH, aqui a gente orienta você direitinho para que economize tempo, dinheiro e principalmente, paz de espírito.
Vem, ligue agora mesmo e fale com um de nossos colaboradores para entender melhor o assunto.