Série Todos juntos por um trânsito melhor 3ª parte: cuidados com os motociclistas

Nos textos anteriores falamos sobre pedestres e ciclistas, apontamos cuidados mínimos que devemos ter em relação a eles e eles com a gente. Agora, vamos falar sobre os motociclistas. Os que trabalham ou apenas usam motos para se locomover.

O Brasil está entre os países com maior número de mortes no trânsito, ocupando a terceira posição no ranking mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). As nações com maior número de óbitos em acidentes de trânsito são a Índia e a China, que estão à frente do Brasil

E os motociclistas estão em primeiro lugar nesse ranking nacional, passando dos 10 mil óbitos em 2024. Por isso, conscientização é muito importante e quem anda de motocicleta deve redobrar a atenção, adotando medidas de segurança para proteger a si e aos outros.

Isso inclui usar equipamentos de proteção individual, como capacete e roupas adequadas. Além disso, é importante manter a moto em boas condições, respeitar as leis de trânsito e evitar distrações no trânsito.

Sendo assim, o ideal é sempre cultivar uma cultura de paz no trânsito. Todos unidos pelo mesmo propósito. Como?

Simples, observando regras e cuidados especiais que sugerimos abaixo.

Equipamentos de proteção são fundamentais, use sempre os que são homologados pelo INMETRO e que estejam em boas condições de uso.

Visibilidade é importante, portanto, use roupas com cores claras e refletivas para aumentar a visibilidade no trânsito.

Mantenha a moto sempre revisada, com documentação em dia e com todos equipamentos de segurança.

Adote condução defensiva, sempre mantendo uma distância segura de outros veículos, para ter tempo de reação em caso de frenagens inesperadas.

Redobre a atenção com os pontos cegos dos veículos, principalmente ônibus e caminhões. Esteja atento ao ambiente ao seu redor.

Respeite os limites de velocidade e às condições da pista.

Em dias de chuva reduza a velocidade, pois a aderência do pneu diminui e a visibilidade também.

Cuidados especiais e aprendizado contínuo podem fazer à diferença entre vida e morte. Participe das atividades de conscientização do Maio Amarelo e aprenda sobre segurança no trânsito.

Busque cursos de direção defensiva para motocicletas, para melhorar suas habilidades e a segurança nas vias públicas.

Seja um exemplo de condutor responsável, respeitando as leis e os outros usuários da via.

Ao seguir estas dicas e redobrando a atenção, os motociclistas podem contribuir para um trânsito mais seguro e preservar vidas.

E, não deixe de nos consultar para assuntos voltados para documentação da sua motocicleta ou CNH. Nosso time é formado por especialistas que estão esperando sua ligação para tirar todas suas dúvidas.

Ligue agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *