Todos juntos por um trânsito melhor 2ª parte: cuidados com os ciclistas

Seguimos com nossa intenção em melhorar o convívio e o trânsito para que acidentes sejam reduzidos e vidas sejam preservadas.

Hoje, falaremos de outra categoria que vive nas ruas de cidades em todo país, seja a trabalho, lazer ou apenas locomoção: os ciclistas.

Eles também sofrem e infelizmente, muitas vezes entram em estatísticas de acidentes.

Assim, motoristas e motociclistas, e até pedestres, devem ter diversos cuidados para garantir a segurança dos ciclistas no trânsito. É super importante manter uma distância segura de no mínimo de 1,5m deles, bem como reduzir a velocidade ao se aproximar de ciclistas, respeitando as leis de trânsito em que, inclusive, na maioria das vezes, a preferência é do ciclista.

Além disso, é fundamental evitar manobras, com veículos, perigosas e estar atento aos cruzamentos e faixas de pedestres, pois são locais onde os acidentes com ciclistas são mais comuns.
Mas o ciclista também deve ter consciência de onde está e agir sempre com prudência.

O Art. 255 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por exemplo, trata da condução de bicicletas em passeios ou calçadas onde não seja permitida a circulação, ou de forma agressiva. A infração é classificada como média, com pena de multa e remoção da bicicleta para pagamento da multa.

Por isso, o ciclista também é responsável por sua segurança.
Então, vamos a alguns cuidados…

É fundamental usar equipamentos de segurança: capacete, luvas, óculos e luzes na bike são essenciais.

Respeitar as leis de trânsito é um dever. Pare no sinal vermelho, preferencialmente siga a mão correta, não ande na contramão, sinalize com os braços ao virar para outro lado ou faixa de via pública, e respeite os pedestres porque em relação a você, motos e veículos em geral, eles têm preferência.

Use as ciclovias porque são a opção mais segura para pedalar.

Esteja atento ao seu redor. Verifique a presença de veículos, pedestres e obstáculos, e esteja preparado para reações inesperadas.

Evite distrações como celular e jamais use fones de ouvido, eles comprometem sua atenção e reação.

Mantenha velocidade compatível com o trânsito e reduza a velocidade em áreas com grande movimento de pedestres e em locais com risco de acidentes.

Outras dicas úteis são, manter a bike em bom estado, usar roupas e acessórios refletivos, especialmente ao pedalar à noite, ser gentil e respeitoso e evitar atitudes agressivas ou imprudentes que possam colocar outras pessoas em risco.

Lembre-se: seguindo isso você poderá andar pela cidade de boa, sem riscos e ainda curtir aquele visual interessante por onde passa bem como contribuir para sua saúde e redução de acidentes.

Nós, aqui ficamos na torcida para que de fato curta à vida e, se precisar de orientações para documentação veicular ou CNH, conte com a gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *