Presenciei um acidente de trânsito: o que faço? Veja regras básicas que podem salvar vidas

Aconteceu um acidente no trânsito. Com vítimas. Corre corre, nervosismo, adrenalina a mil. Medo, receio. Tudo isso e muito mais estão presentes quando veículos colidem, aconteceu um atropelamento ou algo diferente que alterou a rotina da via pública pela qual está trafegando.

O primeiro passo é manter a calma, respirar fundo e agir.

Ligar 193 aumenta a chance de socorro mais rápido de especialistas, no caso, de bombeiros. Isso pode fazer uma grande diferença para a vida dos acidentados e você, não precisa ser especialista em salvamentos para ajudar enquanto o socorro profissional não chega.

Ao ligar para a emergência informe detalhes do ocorrido, como existência de vítimas, tipo do veículo e se há algum vazamento de produtos químicos ou inflamáveis, por conta do risco de explosões e incêndios.

Avaliou a situação, comece com sinalização do local com o que tiver à mão, seja triângulo, arbustos, galhos, etc, evitando assim outros acidentes, como colisões e atropelamentos, enquanto você estiver prestando socorro. Isso vale até para sua própria segurança.

Ajudar a vítima a se manter consciente se possível, por isso, converse com ela, faça perguntas, esse processo facilita o socorro profissional, mas se houver algum risco de explosão é preciso manter distância do local.

Procure evitar aglomerações de pessoas ao redor da vítima. Mais uma vez, se possível, não encoste nem movimente quem se acidentou. Avalie com muito cuidado e atenção se é preciso remover e, só em último caso, de extrema necessidade, transportar as vítimas para um local seguro imobilizando a coluna cervical delas com galhos, madeiras, objetos rígidos, etc.

Lembre-se: o único caso no qual é permitido encostar na vítima, segundo procedimentos de segurança, é se ela estiver com dificuldades para respirar, devido ao cinto de segurança ou capacete. Solte-os, mas sem mover o corpo.

Em caso de perda de sangue, realize pressão direta com panos limpos no local do ferimento. A aplicação de torniquete deve ser realizada apenas por um socorrista treinado. Deixar a vítima confortável e consciente pode fazer grande diferença até o resgate chegar.

Fique de olho em tudo ao seu redor, concentre-se. Calma e agilidade farão com que você ajude sem correr riscos.

Dúvidas em relação a documentação veicular é nossa especialidade. Consulte um de nossos especialistas e resolva sua vida só com um telefonema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *