Respeitar a Faixa Azul é promover a segurança e harmonia no trânsito

Projeto bem sucedido da prefeitura da capital paulista, atualmente está em fase de implantação em Brasília, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais.

Eles andam sempre com pressa. As buzinas estridentes avisam que estão passando. Sempre acelerando, os motociclistas que realizam entregas nas grandes cidades são muitas vezes vítimas de sua própria pressa.

Atualmente, só na cidade de São Paulo existem 1,3 milhão de motos em circulação e, para diminuir acidentes, bem como incentivar paz nas vias públicas da cidade, a prefeitura da capital instalou o projeto Faixa Azul, uma espécie de sinalização viária de segurança para motocicletas com objetivo de reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas. A iniciativa deu certo e levou outros estados brasileiros a adotarem a prática.

A Faixa Azul fica entre as faixas veiculares 1 e 2, sempre à esquerda. A sinalização organiza o espaço compartilhado entre automóveis, ciclistas e ônibus e é baseada nos princípios de Visão Zero e Sistemas Seguros para o trânsito nas grandes cidades.

Ela não é uma faixa exclusiva para motocicletas, é apenas uma faixa preferencial, além de não ser obrigatória.

Ao trafegar nas vias que estão inseridas, o motorista poderá realizar as mudanças de faixa normalmente. Não será multado. Mas, deve estar atento a indicar, através do pisca-pisca de seu veículo que fará mudança de faixa e respeitar outras sinalizações.

A sinalização da Faixa Azul, por se tratar de ainda de projeto experimental, foi aprovada pelo SENATRAN, para ser inserida no Código de Trânsito e assim orientar motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas.

E o que isso tem a ver com você? Tudo!

O correto, em todas as situações que estiver nas vias públicas, é sempre respeitar o motociclista, dar preferência, até porque no trânsito, os maiores protegem os menores e vale a pena lembrar ainda sempre que, qualquer descuido em relação a motociclistas, é acidente na certa.

Evite problemas e sempre dirija na defensiva, respeitando quem compartilha espaços públicos viários com você.

E, se tiver qualquer problema em relação a sua documentação veicular ou CNH, nos procure.

Nosso time de especialistas está disponível para buscar as melhores soluções, em tempo ágil e oferecendo o melhor custo / benefício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *