Se você teve a sua CNH suspensa e não sabe o que fazer, preparamos um guia que vai ajudar você a resolver esse problema. Afinal, ter a carteira de habilitação suspensa é algo para se levar a sério, pois sem ela, você não pode dirigir um veículo. Porém, antes de entrar em desespero, entenda como funcionam as regras de suspensão da CNH.
Primeiramente, se o motorista atingir 20 pontos na carteira de habilitação, ele recebe uma notificação no endereço cadastrado no Detran informando sobre as multas e o prazo para entrar com recurso. Inclusive, o motorista pode ficar até 12 meses com a CNH suspensa em caso de recurso negado. Vale ressaltar que uma multa vence após 12 meses da infração ocorrida. Então, é preciso ter muito cuidado ao dirigir para não passar por essa situação.
Minha CNH foi suspensa? E agora?
Primeiramente, se sua CNH foi suspensa, existem duas maneiras de resolver a questão. A primeira, é esperar o prazo de suspensão e ficar mais atento às infrações de trânsito. Algo inviável, principalmente para quem trabalha com o veículo. A segunda opção é fazer um curso de reciclagem no Detran ou em um Centro de Formação de Condutores.
No entanto, não é tão simples assim. Porém, se você teve a carteira de habilitação cassada, pode obter suspensão de até 2 anos, em faltas graves. Já dirigir embriago, a multa é gravíssima e a suspensão pode se tornar permanente. Em seguida, conheça os tipos de infrações mais graves.
Quais infrações gravíssimas podem cassar a habilitação?
- Dirigir embriagado;
- Ultrapassar o limite de velocidade em mais de 50% do permitido;
- Ser flagrado em corridas ilegais.
Estes são apenas alguns exemplos, e você deve estar se perguntando: “Poxa, é bem burocrático recuperar minha habilitação suspensa”. Então, se você se encontra na situação de ter seu limite de pontos da habilitação estourado, podemos ajudar você. A Especialistas Despachantes pode ajudar você a resolver essa e outras questões relacionadas a sua CNH. Entre em contato agora e tire suas dúvidas com nossos consultores.