transferência da propriedade de veículos

Transferência de Propriedade de Veículos: guia completo em 7 passos 

A transferência da propriedade de veículos é uma etapa fundamental ao comprar ou vender um carro usado. Esse processo garante que o novo proprietário esteja legalmente registrado e que todas as responsabilidades sobre o veículo sejam atualizadas.

 Apesar de parecer complicado, seguir algumas etapas simples pode tornar essa tarefa bem mais fácil. Este guia vai te mostrar como fazer isso de forma eficiente e sem estresse em apenas 7 passos. Veja em seguida!

7 passos para fazer a transferência de propriedade de veículos

É preciso seguir alguns passos e se organizar para facilitar ainda mais o processo para transferência da propriedade de veículos. Em seguida, você vai ver que não é tão difícil quanto imaginava, confira:

  • 1. Documentos 

Primeiramente, reúna todos os documentos, esse passo é fundamental para facilitar as próximas etapas de transferência de propriedade de veículo, desse modo, tenha em mãos:

  • Certificado de Registro do Veículo (CRV): deve ser assinado pelo vendedor e ter a firma reconhecida em cartório.
  • Documentos de Identidade e CPF: tanto do comprador quanto do vendedor.
  • Comprovante de endereço: deve ser atualizado do comprador.
  • Comprovante de pagamento: de todas as taxas e impostos, como IPVA, DPVAT e multas pendentes.
  • 2. Verificação do carro

Antes de fechar a compra, verifique a situação do carro. Para isso, consulte o site do Detran do estado onde o veículo está registrado para garantir que não há multas ou restrições. Além disso, confirme se o chassi e o número do motor correspondem aos registrados no documento.

  • 3. Reconhecimento de firma

Após a assinatura do CRV pelo vendedor, leve o documento ao cartório para reconhecimento de firma. Esse passo é muito importante para validar a transação e prevenir fraudes. Dependendo das exigências do Detran local, o comprador também pode precisar reconhecer firma.

  • 4. Preenchimento do CRV

Preencha o CRV com os dados do comprador e do vendedor de forma precisa, evitando qualquer rasura. Informações corretas são essenciais para evitar problemas no registro da transferência.

  • 5. Pagamento de taxas

Para efetivar a transferência, pague a taxa correspondente no Detran. O valor pode variar de estado para estado, então confirme antes essa informação para não ter surpresas na hora do pagamento.

  • 6. Registro no Detran

Com todos os documentos e as taxas pagas, vá até uma unidade do Detran para registrar a transferência com os documentos que indicamos acima e preencha o formulário de transferência preenchido. O Detran emitirá um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV) em nome do comprador.

  • 7. Finalização

Após concluir o processo, o comprador receberá o novo CRV. Guarde todos os comprovantes e documentos envolvidos na transação para qualquer eventualidade futura.

Precisa de ajuda?

Se você achar todo esse processo complicado, não se preocupe. Nós, Especialistas Despachantes, estamos prontos para ajudar. Cuidamos de toda a burocracia para você, garantindo que a transferência seja feita de forma rápida e sem problemas. Deixe os especialistas cuidarem disso enquanto você aproveita seu novo veículo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *