Estes pets, em especial os cachorros, devido ao vínculo afetivo desenvolvido entre eles e seus tutores, faz com que, muitas vezes, sejam levados dentro de carros, em passeios. Por isso, tem sido muito comum sair com eles para lugares pet-friendly como shoppings, cafeterias, restaurantes, hotéis, parques etc.
Por isso, é comum que surjam dúvidas na hora de transportá-los no carro: como devem ficar acomodados? Podem ir no colo? Devo utilizar cadeirinha ou cintos especiais?
Para saber como transportar seu pet no carro corretamente, o primeiro passo é revisar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
De acordo com o inciso II do Art. 252 do CTB, dirigir o veículo “transportando pessoas, animais ou volumes à sua esquerda, ou entre os braços e pernas” é infração média, sendo a penalidade o pagamento de multa no valor de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Já o Art. 235 do CTB proíbe a condução de “pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo quando devidamente autorizado”. Caso o motorista seja flagrado cometendo a infração, que é grave, deverá pagar multa no valor de R$195,23, com aplicação de cinco pontos na CNH.
Logo, não é permitido levar o pet na caçamba de pick-ups, caminhonetes etc. Além disso, é proibido deixar o animal com a cabeça ou qualquer outra parte do corpo para fora do veículo enquanto o carro estiver em trânsito.
O Art. 169 não pauta o transporte de animais, porém, diz que “dirigir sem atenção ou sem cuidados indispensáveis à segurança” é considerado infração leve, com penalidade por multa e perda de pontos na carteira. Portanto, os pets nunca devem atrapalhar a atenção do motorista.
Assim sendo, melhor andar dentro da lei para não fazer do seu passeio, uma tremenda dor de cabeça.
Veja estas super dicas para seu pet a andar de carro:
Caixa transportadora
Alguns pets adoram a caixa transportadora. Em pet shops você encontra diversos modelos homologados pelo Inmetro que além de segurança, oferecem conforto total.
Cestinha para pet
Esse acessório serve muito bem para cachorros e gatos, ambos pequenos. Elas possuem alças de segurança que devem ficar presas ao encosto de cabeça do banco traseiro e permitem passar o cinto de segurança em volta dela.
Adaptador para cinto de segurança
Os adaptadores contam com um mosquetão preso à coleira peitoral e uma fivela universal conectada ao encaixe do cinto de segurança do próprio veículo.
Lembre-se: segurança e atenção redobrada para seus pets sempre são as melhores prevenções.
Veja mais dicas e informações sobre documentação veicular em nosso blog, aproveite e siga-nos nas redes sociais.