E se estiver vencido, dá multa?
Esse é um dos itens mais importante para quem curte pilotar motocicletas. E não é à toa. Países onde ele é obrigatório, como o Brasil, tem reduzido mortes e acidentes mais graves apenas pelo uso dele.
Portanto, esse é um equipamento não só indispensável como fundamental para que sua vida seja preservada. Quanto maior o investimento, maior a segurança.
E mais uma vez, destacamos a importância do selo do Inmetro para que a qualidade dele seja impecável, assim como resistência e durabilidade.
Ainda lembramos que, no Brasil, pilotar sem capacete é uma infração gravíssima que pode suspender a habilitação de motociclistas na hora. Além de multa, são sete pontos adicionados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor e moto apreendida.
Mas, respondendo à pergunta do título deste texto, não há prazo de validade para o uso de um capacete porque são considerados produtos não perecíveis. Porém, é sensato que ele seja substituído após cinco anos de uso, caso não sofra avarias.
Dependendo do tempo de fabricação do capacete, a espuma interna perde seu potencial de absorção e deixa o motociclista mais exposto a lesões na cabeça. Ah, os fabricantes recomendam descarte imediato de um capacete após acidentes.
O capacete deve estar confortável e firme no lugar. Ele não pode machucar a testa, mas tem que estar firme na parte da bochecha. Em nenhuma hipótese o capacete deve ficar folgado ou balançando. Para saber se o capacete está folgado, balance sua cabeça para os lados, para cima e para baixo, se ele se mexer, troque.
Capacetes com EPS de múltiplas densidades (material que fica entre a forração e a calota, e a sua função é absorver o máximo o impacto para que ele não chegue com tanta força na cabeça do piloto) distribuem melhor a força do impacto, aumentando a proteção. Este tipo de construção ajuda a minimizar o risco de lesões cerebrais em caso de acidente, tornando-os alguns dos capacetes de moto mais seguros disponíveis.
#ficaadica: Veja dicas para manter a durabilidade do capacete:
- Mantenha o capacete sempre limpo por fora. Aproveite para limpar também por dentro tirando forração para “pegar um ar”.
- Cuide do sistema de ventilação, não deixe nada obstruindo passagens do vento.
- Retire a gordura presente na viseira com alvejante comum.
- Lubrifique as borrachas do capacete, deixe sempre secar à fivela.
- Guarde o capacete num lugar adequado.
Gostou das dicas? Então acompanhe nossos posts semanais aqui no blog e fique por dentro das novidades, veja outras dicas, além de se manter informado sobre o que está em alta no setor de Despachante Documentalista.