Atenção, o uso de celular ao volante é infração gravíssima, dá multa e 7 pontos na CNH; outros flagrantes de uso do aparelho com veículos em movimento também são punidos.
Cena comum em todo Brasil nas vias públicas, é o uso de celular por motoristas e motociclistas. Não importa se a trabalho, lazer ou qualquer outra situação, flagrados com o aparelho no ouvido, na mão, e até no colo, os agentes de trânsito autuam os infratores, sem hesitar. A medida visa restringir sua utilização e com isso diminuir os índices de acidentes de trânsito.
Essa utilização inadequada do celular é considerada infração gravíssima e prejudicial tanto para o usuário, quanto para outras pessoas caso ele esteja no trânsito, já que o telefone tira a atenção do condutor ao volante aumentando as chances de acidentes.
Os agentes de trânsito podem autuar mesmo que não sejam parados os veículos. São adicionados 7 pontos à carteira de habilitação e a multa chega em casa, no valor de R$293,47, via notificação pelo órgão que lavrou a multa.
A infração ocorre quando o condutor manuseia o celular com uma das mãos enquanto dirige. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) inclui a palavra “manuseando”, para punir também quem manda mensagens de texto ou fica olhando as redes sociais ao volante.
Por outro lado, usar o celular no viva-voz ou com fones de ouvido é uma infração média, com multa de R$130,16 e 4 pontos na CNH.
Para não se envolver nem causar acidentes que muitas vezes podem levar a situações gravíssimas ou tragédias, os condutores devem adotar postura cautelosa, que elimine a dispersão ao conduzir veículos de qualquer tipo.
Não utilizar o celular ao circular pelas vias é uma atitude simples, decisiva na proteção à sua vida e de outros. E esta regra vale também para motociclistas, que precisam seguir as mesmas leis de trânsito que os condutores de veículos automotores.
Fica claro aqui que pode ser difícil, mas é uma questão de conscientização do melhor para a vida. Algo que pode ser incorporado à rotina da mesma forma que o uso de cinto de segurança, parar na faixa de pedestres, entre outros.
No trânsito, escolha sempre a vida, e a prudência, assim como o respeito mútuo, que podem fazer grande diferença entre morrer e viver.
Leia mais sobre:
- Veja quais são as infrações de trânsito que mais pesam no bolso
- Você sabe o que a lei diz sobre transporte de pets em carros?
- Tem diferença entre IPVA e Licenciamento? Tem sim senhor!
- CNH: com quantos pontos eu perco a carteira?