Transferir a documentação de carro usado pode parecer uma tarefa difícil, mas com alguns passos simples, tudo se torna muito mais fácil. Neste guia vamos explicar o passo a passo de como realizar essa transferência e por que contar com um despachante pode ser uma escolha inteligente. Veja em seguida!
Passo a passo para transferir documentação de carro usado
Em seguida, para ajudar nossos leitores, vamos compartilhar um passo a passo simples de como transferir documentação de carro usado, assim, esperamos facilitar sua vida, confira:
- Reúna os documentos: junte o CRV preenchido pelo comprador e vendedor, CRLV atualizado, comprovantes de IPVA, multas (caso houver), e as cópias do RG e CPF.
- Vistoria do carro: agende a vistoria no Detran ou empresa credenciada, ela é essencial para verificar a condição do carro.
- Taxas: pague as taxas, como, por exemplo, IPVA e multas, não esqueça de guardar os comprovantes.
- Preenchimento: complete o CRV com os dados do comprador e do vendedor, inclua o valor da venda. Lembre-se de que ambos devem assinar.
- Procuração: se preferir, forneça uma procuração ao despachante, isso facilita demais todo o processo.
- Não esqueça de ir ao cartório reconhecer firma.
- Finalize: leve todos os documentos originais, comprovantes e laudos reconhecido em cartório ao Detran ou Ciretran para concluir a transferência.
- Enfim, o novo CRLV será emitido em nome do comprador.
Conte com um especialista
Apesar de não, ser algo difícil, nem sempre temos tempo de correr atrás das burocracias que envolvem a documentação de um carro usado. Então, contar com um despachante pode facilitar todo esse processo, economizando tempo e evitando erros que poderiam atrasar a transferência.
Afinal, eles conhecem os procedimentos a fundo e podem lidar com todas as etapas em seu nome. Você conhece os serviços dos Especialistas Despachantes? Entre em contato agora e saiba mais como podemos ajudar você a ganhar tempo.