Os débitos com veículos podem acontecer em momentos complicados da nossa vida. Mas você sabia que é possível se organizar para resolvê-los?
Principalmente nos primeiros meses do ano, o planejamento financeiro é fundamental, pois é o período em que diversas contas e impostos exigem uma boa quantidade de dinheiro despendida.
Entre outras contas, é bem possível que débitos de veículos como IPVA, multas e licenciamento acabem tirando seu sono.
Assim, se organizar é importante, mas não se preocupe! Leia este artigo até o final, saiba mais sobre esses débitos e veja como proceder.
Começo de ano é época de IPVA
Quem tem veículo sabe como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) pesa no orçamento. Ele é um tributo obrigatório para todas as pessoas que possuem carros, motos e outros veículos automotores e tem que ser pago anualmente. Geralmente, a partir de janeiro já é possível realizar a quitação.
O valor deste tributo varia de ano para ano, pois a alta nos preços dos automóveis puxa o valor para cima e pode desequilibrar o planejamento financeiro dos condutores. Ainda mais neste ano, em que a valorização dos carros novos e usados por conta da pandemia e mais ainda pela inflação certamente vão impactar o valor do imposto, já que indicativos mostram que os carros zero quilômetro tiveram alta de 19,9%, enquanto os preços de seminovos tiveram aumento de 30%.
Por consequência, esta alta desenfreada aumenta também o valor do IPVA, pois a base de cálculo desse tributo é o valor venal do carro, que tem como base a tabela Fipe para carros usados e o preço da nota fiscal para automóveis novos.
Mais carros, mais multas
Além de ser a época do ano de pagamento do IPVA, as férias do começo de ano podem acabar criando outros débitos para os condutores. Isso porque aumentam as viagens e também as possíveis multas.
Seja na estrada, onde cada vez mais os radares se multiplicam e flagram os motoristas mais apressados, ou nas avenidas que recebem um maior número de veículos, os débitos com multas têm aumentado bastante.
Com os novos valores das infrações de trânsito, que podem variar de oitenta e oito reais até três mil reais no caso das infrações gravíssimas, como dirigir sob efeito de álcool ou tirar “racha”, entre outras, elas podem trazer um desequilíbrio financeiro importante. Por isso é tão importante dirigir com prudência e evitar multas.
Mas se você já tiver sido multado, também é possível se organizar financeiramente para acertar esses débitos e ficar em dia com o Estado. Continue a leitura, pois daqui a pouco vamos explicar o que fazer.
Não se esqueça do licenciamento
O IPVA e as multas são os débitos com veículos que geralmente mais complicam a vida das pessoas. Mas não são os únicos. Existem ainda outros tributos que não necessariamente precisam ser pagos no começo do ano, mas que em algum momento vão aparecer.
Estamos nos referindo ao licenciamento, que é necessário para manter o veículo regularizado e apto a rodar por aí sem problemas. Mas é bom ficar atento, pois as datas de vencimento do licenciamento são determinadas pelos DETRANS, ou seja, cada estado possui calendário e valores diferentes.
Vale lembrar que utilizar o veículo com o licenciamento atrasado é uma infração gravíssima, que gera multa de R$ 293,47.
Mas como organizar as finanças então?
Bom, agora que você já conhece os principais débitos de veículos automotores que podem comprometer sua vida financeira, é hora de falarmos de soluções. Afinal, é para isso que você está lendo este artigo.
O serviço de despachante do Grupo Especialistas, além de resolver todas as pendências e burocracias no seu lugar, ainda ajuda você a pagar todos os débitos do seu veículo sem que isso pese no seu orçamento.
Para IPVA, licenciamento e até mesmo multas de qualquer valor, pelo site do Grupo Especialistas você pode parcelar os débitos do seu veículo em até 12 vezes sem juros no cartão. É muita facilidade, praticidade, confiança e tranquilidade para você.
Acesse o site e resolva os débitos com seu veículo agora
Acesse agora consultas.grupoespecialistas.com.br, simule o valor total que você precisa acertar reunindo todos os débitos e resolva suas pendências, equilibrando sua vida financeira e ficando muito mais tranquilo.