A multa de som automotivo alto é uma questão importante a ser compreendida por todos os motoristas. Desse modo, ela está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pode ter sérias consequências para quem desrespeita as regras.
Hoje vamos abordar os pontos principais sobre essa infração, desde o valor da multa até as possíveis penalidades. Assim, é fundamental estar ciente dessas informações para evitar problemas e garantir uma boa convivência nas vias públicas. Vamos entender melhor como funciona essa multa e como evitá-la. Veja em seguida!
3 informações primordiais sobre multa de som automotivo
1. Valor da Multa e Pontos na CNH
A multa de som automotivo alto é uma infração grave, com o valor de R$ 195,23, resultando em 5 pontos na carteira do motorista. Além disso, o carro pode ser retido até a regularização.
2. Exceções à Regra
Do mesmo modo, existem algumas exceções à lei, como, por exemplo, ruídos de ambulâncias, sirenes, buzinas e componentes obrigatórios. No entanto, vale ressaltar que carros de publicidade, comunicação e entretenimento são isentos se previamente autorizados pelo órgão de trânsito.
3. Características do Som Alto
Desde 2016, não é necessário medir o som com aparelhos; basta que seja audível do lado de fora do veículo para aplicação da multa. Então, fique atento!
Posso recorrer da multa de som alto?
É possível recorrer a qualquer tipo de multa, inclusive, por som alto. Primeiramente, pode-se apresentar defesa prévia, apontando erros formais na autuação ou transferindo a responsabilidade para outro motorista. Então, em caso de negativa, recorre-se em 1ª instância à JARI, e, se necessário, em 2ª instância ao Cetran.
Precisa de ajuda?
Enfim, a multa de som automotivo é uma infração que pode resultar em multa, pontos na CNH e retenção do veículo.
Recorrer a essas multas é um direito do condutor, e contar com a ajuda dos profissionais Especialistas Despachantes é crucial para obter êxito nesse processo e evitar penalidades indesejadas. Entre em contato conosco e saiba mais.