Centenas de motoristas têm essa dúvida comum, ou seja, será que o seguro cobre enchente? Por isso, todo cuidado é pouco. Então, ao fechar o seguro do seu carro, é preciso ler as cláusulas com atenção.
No entanto, é necessário esclarecer se enchente, alagamento e inundação são a mesma coisa. É sobre isso que vamos falar a seguir para ajudar nossos leitores a entender e se prevenir na hora de contratar um seguro.
A enchente é um fenômeno natural?
Sim, a enchente é um fenômeno natural causado pelo aumento do volume de água dos rios, por causa de fortes chuvas. É importante ressaltar que enchentes não são o mesmo que alagamentos ou inundações, sendo outros tipos de eventos causados também por acúmulo de água.
Enquanto as enchentes ocorrem em áreas ribeirinhas próximas a rios, os alagamentos e inundações podem ocorrer em áreas mais distantes e urbanas, por causa de problemas de infraestrutura, como a falta de sistemas de drenagem adequados.
Seguro de carro cobre enchente, alagamento ou inundação?
Primeiramente, os termos enchente, alagamento e inundação muitas vezes são confundidos, mas possuem diferenças, conforme mencionamos acima.
Portanto, os seguros de carro cobre danos causados por enchentes apenas em casos onde não era possível evitar a situação, como em um carro estacionado em um local alagado.
Já as inundações ocorrem devido ao transbordamento de rios e mares, sendo cobertas por seguros de cobertura ampla ou compreensiva. No entanto, para casos de danos por água salgada, ondas e aumento do nível do mar, não há cobertura de seguro.
Por fim, pontos de acúmulo de água causados por asfalto com desníveis e buracos na via são chamados de alagamentos. Nesse caso, o seguro só cobrirá danos causados por alagamentos se o carro estiver parado ou em caso de uma cheia muito rápida em que não seja possível retirar o carro.
E apesar de saber que seguro de carro cobre enchente, é preciso ficar atento e ler o contrato do seguro antes de assinar. Afinal, não queremos passar por nenhuma surpresa, não é mesmo?
Agora um requisito ímpar para acionar o seguro é estar com os documentos em dia, principalmente na necessidade de fazer uma ocorrência. E se esse for o problema, entre em contato com a Especialistas despachantes, estamos aqui para auxiliar você.