O mercado de compra e venda de veículos automotores ostenta a cada ano cifras muito altas, mesmo em períodos de queda nos indicativos, como aconteceu nos últimos anos por conta da crise causada pela pandemia.
Para ilustrar melhor o tema, no ano de 2019 foram emplacados 2.787.618 veículos e em 2020, com a queda nos números que citamos, ainda assim 2.058.315 veículos ganharam um novo proprietário.
E isso falando apenas dos veículos com novo emplacamento, ou seja, existem ainda aqueles usados e seminovos que foram comercializados e mantiveram suas placas originais e, portanto, não estão nessa conta.
Mas a questão é que, mesmo estes que não aparecem nos números de novos emplacamentos, tem uma coisa em comum com os demais: tiveram a transferência da documentação de um proprietário para outro. E aí é que entra uma consideração importante, que são os cuidados que você deve tomar para estar em dia com a legislação.
A transferência de veículos em São Paulo
O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) é o órgão que fiscaliza se todas as normas e legislações referentes ao trânsito estão sendo cumpridas pelos condutores. No estado de São Paulo, assim como todos os Detrans dos outros estados, o órgão tem características próprias para operar. Ou seja, é o DETRAN SP que estabelece as taxas e procedimentos para transferência de veículos registrados no estado. E essas taxas e procedimentos geralmente são diferentes em outros estados.
Já existe a possibilidade da pessoa fazer a transferência do veículo de forma online e os procedimentos são basicamente iguais aos de quando a transferência era presencial. Vamos então saber tudo o que é necessário para transferir um carro ou uma moto para seu nome.
Conheça o passo-a-passo
Desde janeiro de 2021, todos os veículos transferidos devem realizar a transferência pela internet. Embora esta exigência tenha agilizado o processo, ainda gera muitas dúvidas. Por isso, recomendamos a contratação de um despachante online para cuidar do processo para você.
Vamos portanto aos procedimentos necessários para a transferência de veículos em São Paulo:
- O veículo que será transferido tem que estar em dia e sem impedimentos. Ou seja, não pode ter débitos de impostos e multas ativas
- Realizar a vistoria veicular em empresa credenciada pelo Detran SP e apresentar o laudo, que tem validade estadual de 60 dias
- Fazer o pagamento das taxas no Detran ou nas agências bancárias
- Entregar o CRV impresso em papel moeda ou o ATPV-e com os dados do vendedor e do comprador e as assinaturas reconhecidas em cartório
E como fazer a transferência de veículos com mais comodidade?
Para o condutor estar seguro de que todos os passos da transferência de veículos, em São Paulo ou em outros estados, estão sendo feito com precisão e segurança e ainda contar com muito mais comodidade, a sugestão é contratar os serviços de um despachante.
Nosso serviço de despachante está sempre ao seu lado para que você não tenha que lidar com as burocracias do seu veículo e perca tempo que poderia ser investido em seus hobbies, por exemplo. Conte com nossos quase 30 anos de mercado, visite nosso site e solicite um orçamento agora mesmo.