Saber as diferenças entre IPVA e Licenciamento é fundamental para pagar as taxas em dia e não sofrer prejuízos. Alguns motoristas ficam na dúvida sobre essas taxas, que devem ser pagas todos os anos.
Primeiramente, IPVA e Licenciamento não são a mesma coisa, porém, são indispensáveis para que os veículos circulem nas ruas e rodovias. Em relação ao IPVA, a taxa é paga para o Estado, e o Licenciamento é pago para o Detran.
Em seguida, vamos falar mais sobre esses assuntos e esclarecer algumas dúvidas que surgem sobre os tributos para que, inclusive, você não tenha seu veículo apreendido.
Diferenças entre IPVA e Licenciamento
O que é IPVA? Como o IPVA é pago? O Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é pago diretamente à Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ). Então, cada motorista faz o pagamento no Estado em que reside.
O tributo, ou seja, o imposto, é usado para projetos educacionais, infraestrutura, saúde e segurança. No entanto, os valores arrecadados são divididos na seguinte proporção:
- O Governo Federal recebe 40% do valor;
- O Governo Estadual recebe 40% do valor;
- A Secretaria da Fazenda recebe 20% do valor.
E se eu não pagar o IPVA e Licenciamento?
O IPVA é um imposto e caso não seja pago, pode acarretar juros e o valor ficar ainda mais elevado. Você também pode ter seu CPF na Dívida Ativa, e as dores de cabeça para resolver a situação podem sair do seu controle. Já o Licenciamento, caso não seja pago, pode gerar multa gravíssima e apreensão do veículo.
O que é Licenciamento?
O Licenciamento é um documento, ou seja, é ele quem certifica que seu veículo está em dia com o IPVA. Porém, o documento é pago para o Detran e obrigatório para todos os veículos, inclusive, além da multa, o condutor pode ter seu carro apreendido.
Você sabia que não consegue pagar o Licenciamento com o IPVA atrasado? Assim, um veículo com a documentação em ordem é fundamental para que sua viagem seja segura. No entanto, algumas pessoas são isentas de pagar o IPVA, veja em seguida.
Quem é isento de pagar IPVA?
- Condutores de táxi;
- Pessoas com deficiências (física, mental e autista);
- Agentes diplomáticos;
- Ônibus ou micro-ônibus utilizado: “no transporte escolar, urbano, metropolitano ou em fretamento, desde que contínuo”.
Agora que você já sabe as diferenças entre IPVA e Licenciamento, nós, Especialistas Despachantes, estamos aqui para ajudá-lo com a documentação do seu veículo, inclusive, em nosso site, você pode acessar seus débitos gratuitamente.